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Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho?

Um estudo mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles - vão muito além de up grade na autoestima deles

Quem é que não gosta de receber um elogio no trabalho, não é mesmo? Mas infelizmente essa é uma atitude cada vez mais rara no mundo profissional. Na correria do dia a dia e imersas na pressão por metas e resultados, as pessoas perdem oportunidades de destacar os pontos fortes de seus colegas – e isso é um erro.

Não, não estamos falando aqui do tradicional feedback dado, predominantemente, pelas chefias, mas daquele elogio sincero e despretensioso sobre algo que você admira e valoriza nos seus colegas, algo que pode ser feito informalmente a qualquer momento.

Um estudo publicado pela Harvard Business Rewiew mostrou que os benefícios de dizer coisas agradáveis sobre os seus colegas – e diretamente para eles – vão muito além de up grade na autoestima deles, ou seja, têm um impacto positivo no relacionamento e no desempenho da equipe no ambiente de trabalho, com mais engajamento e senso coletivo de pertencimento e propósito.

Quando foi a última vez que você elogiou um colega de trabalho? De acordo com a publicação norte-americana, todos os dias nós temos a oportunidade de ajudar os outros criar significado positivo na forma como nos comunicamos sobre (e com) os nossos colegas.

“Quando alguém menciona o seu trabalho em um e-mail e te chama de “supertalentoso”, ou fala sobre sua força única de se conectar com os clientes, você está mais propenso a sentir que o seu trabalho tem um significado”, diz o texto da HBR.

Veja quatro dicas para não perder a chance de elogiar seus colegas:

Crie primeiras impressões positivas

Não é mito. As primeiras impressões se fixam rapidamente tanto em relação a você quanto em relação à forma como você fala dos seus colegas de trabalho para outras pessoas. Portanto, preocupe-se em falar positivamente das pessoas, destacando seus pontos fortes e descrevendo-os como alguém que os outros gostariam de conhecer. Isso é especialmente importante quando você está introduzindo uma pessoa nova na equipe. Neste caso, por exemplo, é possível enviar um e-mail à equipe para apresentá-la, destacando o conhecimento e pontos fortes que ela esta trazendo para a empresa.

Comunique o valor que cada profissional traz para a equipe

Dentro de uma equipe, cada profissional têm competências diferentes que agregam ao todo. A pesquisa constatou que o compartilhamento de pontos fortes e contribuições dos membros do grupo reforça o vínculo e melhora a capacidade de troca de informações. Isso é especialmente importante quando um novo profissional se junta ao time. Detalhar as qualificações das pessoas e elogiar competências tende a despertar nos demais o desejo de interagir e se conectar. Quando isso é feito de maneira equilibrada entre todos os membros da equipe, gera um senso coletivo de propósito e pertencimento em que cada um reconhece o valor do outro. Isso pode fazer uma grande diferença na forma como eles se sentem sobre si mesmos e seu trabalho.

Elogie seus colegas que têm “menos voz”

Fazer um elogio sincero àqueles profissionais que são minoria e têm “pouca voz” dentro da empresa tem um efeito positivo e transformador para essas pessoas que, de forma intencional ou não, são interrompidas e silenciadas no dia a dia do ambiente de trabalho. Quando alguém é colocado para baixo por outros ou está lutando para ser ouvido, nós temos a oportunidade de desenvolvê-los ao falar sobre eles de forma positiva.

Nunca é tarde para fazer um elogio sincero

Não perca a oportunidade de fazer um elogio sincero a um colega de trabalho, especialmente se ele estiver de saída da empresa. Independente se foi ou não escolha dele deixar a companhia, aproveite a sua saída para criar significado para este profissional num momento de ruptura que pode ser bastante difícil. Ressalte seus pontos fortes e como eles foram valiosos para o desempenho da equipe e se coloque à disposição para ajudá-lo caso esteja ao seu alcance.